quarta-feira, 28 de maio de 2008

CONCURSO DA LOGO

O mundo anda meio sem graça mesmo. O verde virando cinza e o azul se tornando preto. As pessoas esfriam seus relacionamentos através dos vícios e esquentam suas cabeças com futilidades. E a nossa semana acadêmica sem uma marca definida. Tá tudo monocromático, cor-sim-cor-não... que sem graça, né?

Então põe essa massa cinzenta pra funcionar e crie uma logo colorida pra embelezar isso aqui e a nossa semana acadêmica!

Ela vai figurar em todo material gráfico, desde a divulgação até os certificados de participação. Concebendo-a você participa de todas as atividades sem pagar por isso! E tem mais: uma camiseta da semana acadêmica e uma camiseta do DACOM!


Mas fique ligado: valem os desenhos enviados até o décimo quinto dia do sexto mês, às vinte e três horas e cinqüenta e nove minutos! Nem um segundo a mais!


E deve condizer com o seguinte tema: Comunicação, Mercado e Políticas Públicas”.

Deve-se ainda, legitimar-se pela justificativa: “é notória, na sociedade brasileira, a realização de esforços no sentido de criar e regulamentar políticas públicas voltadas à comunicação e ao direito à informação. O que se pretende nesta Semana Acadêmica de Comunicação Social é discutir as formas como tais políticas incidem sobre as reconfigurações do mercado de comunicação e sobre a sociedade: suas perspectivas, reflexos e implicações”.

Qualquer dúvida, aqui está o Edital do concurso da logo da Semana Acadêmica da FACOS ou nos mande um e-mail para concurso.dacom@gmail.com .

Feito os rabiscos, pegue sua paleta de idéias, boa arte e boa sorte!

7 comentários:

Rodrigo Oliveira disse...

Com todo o respeito, mas acho que profissionais de comunicação que em algum momento pretendem ter qualquer tipo de contato com desenvolvimento de identidade visual deveriam dar uma olhada nos seguintes artigos:
http://imasters.uol.com.br/artigo/4608/teoria/afinal_de_contas_e_certo_dizer_%E2%80%9Clogomarca%E2%80%9D/
http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/logomarca_erro.htm
Sei que é MUITO chata minha atitude, mas mesmo assim, me senti impelido a postar aqui estes artigos. Por favor, não me entendam mal, estou apenas querendo contribuir.
Sinta-se à vontade de apagar este comentário, mas, mesmo, pelo menos guarde os links.

Saudações cordiais.

Anônimo disse...

De maneira alguma é chata a sua atitude Rcop. Agradecemos todas as críticas construtivas e execramos todas as formas de censura delas. Já dizia o clichÊ: "os verdadeiros amigos nos elogiam em público e nos corrigem em particular."
Considere-se nosso amigo.
Muito obrigado.

San disse...

Só 3 observações:
- não ficou específico no edital a participação de duplas ou grupos de criação. A participação individual está apenas implícita no texto.

- assim como o Rcop comentou, o termo "logomarca" abrange diversas significações. Desta forma, nenhum participante poderá ser eliminado se criar apenas um símbolo, um logotipo ou uma marca (símbolo+logotipo).

- o site fala em logomarca colorida, mas não há especificação em relação a um número mínimo ou máximo de cores... ou restrição quanto algum tipo de cor.

Por hora, era isso.
Espero ter contribuido.

Luiz Henrique disse...

Aos colegas que nos fizeram algumas contribuições abaixo: agradecemos muito elas, e as levaremos para que a Comissão Organizadora avalie estes possíveis pontos omissos.

Abraços!

Cleber Rafael de Campos disse...

assim como o rcop botou esclarecimentos sobre o termo logomarca venho acrescentar coisas sobre a questão que envolve isso.

não é de todo errado o uso de logomarca (ou sua contração logo)para definir simbolo grafico + logotipo.

o termo é defendido por uma corrente de designers (enqto outra prega q a denominação está errada) e já aparece inclusive em dicionários e publicações especializadas. a revista Computer Arts qdo fez uma matéria sobre logos criativas usou o termo dessa maneira e vários designers de renome também o utilizaram. na edição seguinte a publicação dessa matéria a revista publicou uma carta de um leitor que também criticava a escolha do termo. a explicação da revista obviamente foi mais completa que a minha e mais convincente (não a tenho aqui em mãos para postá-la).

achei que esse comentário pudesse trazer mais esclarecimentos sobre a questão. é tipo publicidade e propaganda, é bom saber que existe uma confusão nos termos cujo uso vulgar os utiliza como sinônimos, mas não fere ninguém assim os utilizar.

abraços

Marcelo De Franceschi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo De Franceschi disse...

O termo logomarca é utilizado pela secretaria de comunicação da UFRGS a respeito da Identidade Visual desta universidade.
http://www.ufrgs.br/comunicacaosocial/logomarca.htm