O mundo anda meio sem graça mesmo. O verde virando cinza e o azul se tornando preto. As pessoas esfriam seus relacionamentos através dos vícios e esquentam suas cabeças com futilidades. E a nossa semana acadêmica sem uma marca definida. Tá tudo monocromático, cor-sim-cor-não... que sem graça, né?
Então põe essa massa cinzenta pra funcionar e crie uma logo colorida pra embelezar isso aqui e a nossa semana acadêmica!
Ela vai figurar em todo material gráfico, desde a divulgação até os certificados de participação. Concebendo-a você participa de todas as atividades sem pagar por isso! E tem mais: uma camiseta da semana acadêmica e uma camiseta do DACOM!
Mas fique ligado: só valem os desenhos enviados até o décimo quinto dia do sexto mês, às vinte e três horas e cinqüenta e nove minutos! Nem um segundo a mais!
E deve condizer com o seguinte tema: “Comunicação, Mercado e Políticas Públicas”.
Deve-se ainda, legitimar-se pela justificativa: “é notória, na sociedade brasileira, a realização de esforços no sentido de criar e regulamentar políticas públicas voltadas à comunicação e ao direito à informação. O que se pretende nesta Semana Acadêmica de Comunicação Social é discutir as formas como tais políticas incidem sobre as reconfigurações do mercado de comunicação e sobre a sociedade: suas perspectivas, reflexos e implicações”.
Feito os rabiscos, pegue sua paleta de idéias, boa arte e boa sorte!
7 comentários:
Com todo o respeito, mas acho que profissionais de comunicação que em algum momento pretendem ter qualquer tipo de contato com desenvolvimento de identidade visual deveriam dar uma olhada nos seguintes artigos:
http://imasters.uol.com.br/artigo/4608/teoria/afinal_de_contas_e_certo_dizer_%E2%80%9Clogomarca%E2%80%9D/
http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/logomarca_erro.htm
Sei que é MUITO chata minha atitude, mas mesmo assim, me senti impelido a postar aqui estes artigos. Por favor, não me entendam mal, estou apenas querendo contribuir.
Sinta-se à vontade de apagar este comentário, mas, mesmo, pelo menos guarde os links.
Saudações cordiais.
De maneira alguma é chata a sua atitude Rcop. Agradecemos todas as críticas construtivas e execramos todas as formas de censura delas. Já dizia o clichÊ: "os verdadeiros amigos nos elogiam em público e nos corrigem em particular."
Considere-se nosso amigo.
Muito obrigado.
Só 3 observações:
- não ficou específico no edital a participação de duplas ou grupos de criação. A participação individual está apenas implícita no texto.
- assim como o Rcop comentou, o termo "logomarca" abrange diversas significações. Desta forma, nenhum participante poderá ser eliminado se criar apenas um símbolo, um logotipo ou uma marca (símbolo+logotipo).
- o site fala em logomarca colorida, mas não há especificação em relação a um número mínimo ou máximo de cores... ou restrição quanto algum tipo de cor.
Por hora, era isso.
Espero ter contribuido.
Aos colegas que nos fizeram algumas contribuições abaixo: agradecemos muito elas, e as levaremos para que a Comissão Organizadora avalie estes possíveis pontos omissos.
Abraços!
assim como o rcop botou esclarecimentos sobre o termo logomarca venho acrescentar coisas sobre a questão que envolve isso.
não é de todo errado o uso de logomarca (ou sua contração logo)para definir simbolo grafico + logotipo.
o termo é defendido por uma corrente de designers (enqto outra prega q a denominação está errada) e já aparece inclusive em dicionários e publicações especializadas. a revista Computer Arts qdo fez uma matéria sobre logos criativas usou o termo dessa maneira e vários designers de renome também o utilizaram. na edição seguinte a publicação dessa matéria a revista publicou uma carta de um leitor que também criticava a escolha do termo. a explicação da revista obviamente foi mais completa que a minha e mais convincente (não a tenho aqui em mãos para postá-la).
achei que esse comentário pudesse trazer mais esclarecimentos sobre a questão. é tipo publicidade e propaganda, é bom saber que existe uma confusão nos termos cujo uso vulgar os utiliza como sinônimos, mas não fere ninguém assim os utilizar.
abraços
O termo logomarca é utilizado pela secretaria de comunicação da UFRGS a respeito da Identidade Visual desta universidade.
http://www.ufrgs.br/comunicacaosocial/logomarca.htm
Postar um comentário